Doenças

Caso você dê aos seus Guppys todas as condições para que eles vivam bem, raramente acontecerão problemas de doenças em sua criação.
Os Guppys são muito resistentes, mas como todos os organismos vivos, está sujeito a várias doenças. Se alguma coisa errada estiver a acontecer no seu aquário, como quedas bruscas de temperatura, excesso de alimento, escassez de plantas, etc.
As doenças mais comuns são:

Íctio:

Pontos brancos que aparecem na pele do peixe. É parasitária, e só ataca quando a temperatura está muito baixa, ou quando o peixe esta muito debilitado, por isso a qualquer sinal de íctio, faça o seguinte: eleve a temperatura a 28°C e mantenha-a estável, aplique um anti-íctio de acordo com a bula e separe os peixes donentes em aquários individuais com a mesma água do aquário em que eles estavam.

Barbatanas Roídas:
Devido a alta quantidade de melanomas e células cromatóforas na caudal e na dorsal destes peixes elas são mais propensas a instalações de bactéria nestes locais.
Isole o peixe em um aquário menor e aplique mercúrio-cromo direto
no local afetado, mantendo a temperatura alta (28ºC).

Fungos:

As doenças causadas por fungos são várias, e geralmente causadas por ferimentos na pele ou por deficiências vitamínicas que enfraquecem o visgo na pele. Geralmente os fungos formam tufos como algodão ou manchas brancas e para tratar aumente previamente a temperatura do tanque e aplique mercúrio-cromo no local afetado.
No mais, fique de olho no comportamento, nas cores ou no formato do peixe; cuide bem também da alimentação do peixe e sua criação estará livre de certos inconvenientes.

Diformismo Sexual - Macho mais colorido, de menor tamanho e com gonopódio.
Coloração - As espécies selvagens são castanhas acinzentadas. As variedades seleccionadas têm as mais variadas cores e formas de barbatanas.
É indiscutivelmente o peixe mais popular na aquariofilia. E tem boas razões para isso: é resistente, pequeno, pacífico. colorido e de reprodução mais que fácil. Bastantes aquariófilos dedicam-se totalmente aos Guppys, desenvolvendo variedades com as mais diversas colorações e formas de barbatanas (lira, véu, espada, etc.). Reproduz-se pelo menos uma vez por mês.